terça-feira, 15 de dezembro de 2009

VSTS – Visual Studio Team System para Testadores – Introdução

Antes de falar um pouco sobre o Visual Studio Tem System (VSTS), devemos entender um pouco sobre o papel do testador no ciclo de desenvolvimento de software. Resumidamente, podemos dizer que a função do testador é garantir a qualidade do produto e, para isso, o trabalho dele no ciclo de desenvolvimento de software é:

  • Auxiliar os desenvolvedores na elaboração dos testes unitários automáticos;
  • Montar e configurar o ambiente e infra-estrutura de teste;
  • Escrever casos de teste;
  • Executar testes;
  • Automatizar casos e tarefas de teste;
  • Evidenciar os resultados;
  • Acompanhar os defeitos encontrados;
  • Desenvolver novas habilidades;
  • O Analista de Teste é “o cara que aprova”. Nada é considerado “pronto” sem que ele diga que está.

Bem, agora que você já sabe um pouco sobre o papel do testador no ciclo de desenvolvimento de software, é necessário saber quais os testes que podem ser aplicados ao projeto (qualquer projeto que está sendo desenvolvido e que o testador esteja participando) de teste. Abaixo temos alguns exemplos:

Unit e Component Tests: São os testes que focam na arquitetura. Esses testes são executados automaticamente e a responsabilidade é dos desenvolvedores. Os testadores devem auxiliar os desenvolvedores na elaboração desses testes.

Functional e Story Tests, Simulations, Prototypes: São os testes que focam no negócio. Esses testes são executados automaticamente/manualmente e a responsabilidade é dos testadores em conjunto com outros envolvidos (clientes, usuários, etc.) no projeto. Neste caso, esses tipos de teste ajudam no entendimento das funcionalidades.

Scenarios, Exploratory, Usability, User Acceptance Testing: São os testes que focam no negócio e encontrar defeitos. Esses testes são executados manualmente e a responsabilidade é dos testadores. Neste caso, esses tipos de teste ajudam a encontrar o maior número de defeitos possível.

Performance, Load e Security Testing: São os testes que focam na arquitetura e estrutura do software. Esses testes são executados por ferramentas capazes de simular cenários de testes, por exemplo: Ter 10.000 usuários registrados no sistema simultaneamente. A responsabilidade da execução desses testes é dos testadores. Neste caso, esses tipos de testes ajudam identificar se a aplicação/software que está sendo testado é robusto suficiente.

Neste momento, já sabemos o papel do testador no ciclo de desenvolvimento de software e também quais os testes que podem ser aplicados aos projetos. Agora chegou o momento de criar um Projeto de Teste e incluir todos os seus artefatos de teste. Para isso, basta acessar o menu File / New / Project. Após acessar este menu, a janela abaixo será aberta e basta você selecionar a opção Test Project / Test Documents no menu (árvore) da esquerda. Feito isso, selecione o template Test Project informando o nome do projeto no campo Name.

VSTS New Test Project

Feito isso chegou a hora de Conhecer a IDE de Testes no Visual Studio.

A IDE (Integrated Development Environment) possui um leque amplo de ferramentas para manipular testes e que auxiliam muito o testador no dia-a-dia de trabalho. Para acessar as funcionalidades relacionadas com testes do Visual Studio, basta acessar o menu Test / Window. Abaixo temos a lista das principais funcionalidades:

  • Solution Explorer: essa janela apresenta uma listagem dos arquivos presentes em cada solution envolvendo projetos, arquivos de teste, etc;

VSTS Solution Explorer 

  • Test Manager: através dessa janela é possível executar os testes visualizando-os de diversas formas, adicionar novos testes, agrupar, ordenar e localizar testes na listagem;

VSTS Test Manager

  • Test Result: com essa opção, podemos visualizar todos os resultados de testes executados no projeto. Essa janela demonstrará se o teste foi executado com sucesso ou se houve erros durante a execução. A partir dessa janela também é possível reexecutar o teste que acabou de ser rodado;

VSTS Test Result

  • Code Coverage Results: se essa opção estiver habilitada, é possível visualizar as coberturas de códigos em determinadas execuções de teste, observando o percentual de código executado para cada método;

VSTS Code Coverage Results

  • Test Runs: essa janela permite acompanhar uma fila de execução de testes, a fim de identificar testes que estão esperando para serem executados, testes em execução, já executados e diversas opções desse gênero;

VSTS Test Runs

  • Test View: a janela Test View é a forma mais rápida de executar um teste. Através dela podemos executar inclusive em modo Debug, podendo acompanhar a execução passo a passo do método selecionado. Além disso, podemos configurar diversas propriedades de cada testes presente nessa janela.

VSTS Test View

Até+,

Quezada

 

Referências:

  1. Agile Testing: A Practical Guide for Testers and Agile Teams by Lisa Crispin and Janet Gregory
  2. Visual Studio Team System Rocks by Alércio Bressano, Alexandre Tarifa, Andrey Sanches, Clementino Mendonça, Emerson Facunte, Fábio Câmara, Fábio Hirota, Hélio Sá Moreira, Igor Abade V. Leite e Mauro Sant’Anna

3 comentários:

  1. Muito bacana!

    Já tive a oportunidade de usar o VSTS for Testers em alguns projetos.
    Uma das vantagens dele sobre as ferramentas da IBM e outras concorrentes é que podemos ter um web test (script) e usar ele para testes funcionais e não funcionais.

    Dessa forma agente pode criar vários web tests para testes de regressão funcional e selecionar alguns para avaliar tempo de resposta, carga, segurança etc.

    Bacana falar dessa ferramenta Gustavo, é uma ferramenta muito boa, pouco usada no Brasil e que sofre algum preconceito por causa do fabricante. Vou acompanhar as novidades por aqui :)

    Até mais,
    Camilo Ribeiro
    blog.camiloribeiro.com

    ResponderExcluir
  2. Opa Camilo!!!!

    Muito obrigado pelo feedback. Essa semana vai sair o novo post sobre o VSTS, vou falar um pouco sobre Unit Test.

    VSTS – Visual Studio Team System para Testadores – Unit Test

    Até+,
    Quezada

    ResponderExcluir
  3. Raphael Reis.

    Ótimo post.

    Estou tendo a oportunidade de utilizar o VSTS.

    Porém encontrando algumas dificuldades, estou executando ele em modo do "Test Result" e "Test Manager", podendo visualizar todos os resultados de testes executados do projeto.

    Porém, ele possui uma janela que demonstra se o teste foi executado com sucesso ou não, e se houve erros durante a execução, logo, não consigo gerar evidências de erros encontrados pela ferramenta.

    Também, pelo que eu andei pesquisando, não existe muito material de suporte para execução de testes com a ferramenta.

    Estarei acompanhando seu blog, muito interessante.

    Até mais...
    Raphael Reis

    ResponderExcluir