terça-feira, 1 de setembro de 2009

Palestra - Papel do Time de Teste em Projetos SCRUM

Olá Pessoal,

Chegou o momento da gente bater um papo sobre Teste de Software! Desta vez estarei falando um pouco sobre as experiências em Projetos SCRUM. :-) ANOTEM NA AGENDA DE VOCÊS!!!

Estão abertas as inscrições para o XXXVII evento do SPIN-Campinas, que será realizado no dia 24 de setembro de 2009, a partir das 13:00h, na Motorola. No evento serão realizadas três apresentações sobre Testes e eu serei um dos palestrantes. São elas:

Título: Papel do Time de Teste em Projetos SCRUM
Resumo: Os projetos de desenvolvimento de software que utilizam o SCRUM para auxiliar no gerenciamento de projetos vêm crescendo a cada dia. A empresa que decide utilizar o SCRUM nos projetos tem um grande desafio para implementá-lo e desenvolver essa nova “cultura” internamente na empresa e o desafio é maior ainda quando o time de teste participa desses projetos. A apresentação abordará alguns pontos onde o time de teste colabora e participa, e o mais importante, quais tipos de atividades o time de teste executa no projeto.
Palestrante: Gustavo Quezada (ASGA)

Título: Análise da causa de defeitos em aplicações web
Resumo: Atualmente, é crescente a dependência humana para com computadores e software. Uma vez que sistemas baseados na web são cada vez mais utilizados, avaliar sua confiabilidade é vital para que estes sejam robustos e tenham qualidade, refletida na redução no número de defeitos. Esta palestra apresenta de maneira geral um dos processos utilizados pela empresa na implantação de um mecanismo para análise da causa dos defeitos em um conjunto de aplicações web. Além disso, dados coletados em um estudo de caso serão apresentados ao público, assim como benefícios obtidos e lições aprendidas.
Palestrante: Bruno Teixeira de Abreu (SOFIST)

Título: Case – Automação de testes de interface do usuário em ambientes virtualizados
Resumo: Os testes de regressão geralmente são executados após a correção de algum defeito ou após a adição de uma nova funcionalidade. Normalmente, este tipo de teste é realizado através de ferramentas de automação de teste, devido à falta de tempo para executar novamente casos de teste já executados. E se o sistema precisa ser testado em mais de um ambiente? Não é por acaso que os testes de regressão ficam para segundo plano. Portanto, o uso de ferramenta para a automação de testes e a virtualização dos ambientes são indispensáveis para garantir os prazos e a qualidade do sistema. Alguns benefícios da automação e virtualização de ambientes de teste:
  • Métricas de retrabalho e esforço de teste
  • Aumento da qualidade do produto final
  • Diminuição do esforço e tempo do ciclo de desenvolvimento

Palestrante: Joselito Viana Soares (Synchro Solução Fiscal)

O evento é gratuito!!!

Para se inscrever, envie um e-mail para Fernanda Azevedo Oshiro (wfa019@motorola.com), informando o nome completo, RG, empresa e e-mail e placa do carro dos inscritos, até dia 22 de setembro de 2009. O endereço da Motorola é Rodovia SP 340, Km 128,7 – Tanquinho – Jaguariuna-SP.

Para maiores detalhes acessem - http://www.cpqd.com.br/spin-cps/index.php

Até+,
Quezada

Um comentário:

  1. Gustavo,
    A única coisa que lamento é a pouca importância creditada a uma gerencia de testes.
    Quanta perda de dinheiro, poderia ter sido evitada durante minha vida profissional, quanta solução de problemas tolos poderia ter sido tomada com antecedência, se houvesse uma boa gerencia de testes.
    A cabeça do desenvolvedor, funciona, e deve funcionar, de maneira diversa de um "testador".
    Ambos se complementam...

    ResponderExcluir