quarta-feira, 1 de julho de 2009

Papéis e Responsabilidades do Time de Teste

Muitos já estão “carecas” de saber quais são os papéis e responsabilidades do time de teste, mas vale a pena relembrar, afinal, pode ser que no projeto que você esteja trabalhando as coisas estejam um pouco confusas! :-)

Gerente de Teste
Pessoa responsável pelo êxito do esforço de teste. Seu papel envolve a defesa da qualidade e dos testes, planejamento e gerenciamento de recursos, pessoas e resolução de problemas que representam um obstáculo para o esforço de teste. Isso inclui:
  • Gerenciamento funcional e operacional da equipe de testes;
  • Planejamento e alocação de recursos e pessoas para novos projetos e produtos;
  • Definição da política de testes de software e acompanhamento a sua execução;
  • Participação em reuniões de projeto e acompanhamento;
  • Defender o nível apropriado de qualidade mediante a correção de defeitos importantes;
  • Avaliação do andamento e a eficácia do esforço de teste;
  • Acompanhamento de falhas em campo para refinar os processos de testes;
  • Geração de indicadores de desempenho de teste.
Líder de Testes
Pessoa responsável pela liderança de um projeto de teste específico, normalmente relacionado a um sistema de desenvolvimento, seja um projeto novo ou uma manutenção.

Arquiteto de Teste
É o técnico responsável pelo levantamento de necessidades relacionadas à montagem da infra-estrutura de teste, incluindo-se o ambiente de teste, a arquitetura de solução, as restrições tecnológicas, as ferramentas de teste. Também responsável pela liderança técnica do trabalho de teste e pela comunicação entre a equipe de teste e a equipe de projeto (ou equipe de desenvolvimento).

Analista de Teste
É o técnico responsável pela operacionalização do processo de teste. Deve seguir as orientações do gerente de teste e/ou do arquiteto de teste para detalhar a forma de execução dos testes e as condições de teste necessárias. Também deve focar seu trabalho nas técnicas de teste adequadas à fase de teste trabalhada.

Analista de Ambiente de Teste
É o técnico responsável pela configuração do ambiente de teste e pela aplicação das ferramentas necessárias para tal. Esse profissional deve ser especializado em arquiteturas de solução, nos sistemas operacionais e softwares de infra-estrutura que regem o ambiente. Ele será responsável por tornar disponível o ambiente de teste.

Testador
É o técnico responsável pela execução de teste. Ele deve observar as condições e respectivos passos de teste documentados pelo analista de teste e evidenciar os resultados de execução. Em casos de execuções de teste mal-sucedidas, esse profissional pode também registrar ocorrências (na maioria das vezes, defeitos), em canais através dos quais os desenvolvedores tomarão conhecimento e providências de correção ou esclarecimentos das mesmas.

Automatizador de Teste
É o técnico responsável pela automação de situações de teste em ferramentas. Ele deve observar as condições de teste e respectivos passos documentados pelo analista de teste e automatizar a execução desses testes na ferramenta utilizada. Normalmente são gerados scripts de teste que permitem a execução de ciclos de teste sempre que julgar necessário, desde que é claro, sejam garantidas as mesmas condições iniciais do ciclo de teste (valores de dados, estados dos dados, estados do ambiente, etc.).

Papéis e Pessoas
Uma pessoa pode acumular mais de um dos papéis citados acima, de acordo com características e restrições de projetos de desenvolvimento de software, nas quais estejam inseridas.

Vale lembrar que os papéis e responsabilidades citados acima não é uma regra! :-)

Até+,
Quezada

3 comentários:

  1. Olá Quezada,
    você conseguiu sintetizar bem as funções de cada membro de uma equipe de testes.
    Você teria alguma literatura que detalhasse mais estas funções ?
    Abs
    Kleberson L. Reis
    ISTQB - CTFL

    ResponderExcluir
  2. Olá Quezada,
    você conseguiu sintetizar muito bem a função de cada membro de uma equipe de teste.
    Você recomendaria alguma literatura que tivesse mais detalhadamente estas funções ?

    Grato
    Kleberson L. Reis
    ISTQB-CTFL

    ResponderExcluir
  3. Olá Kleberson,

    Para quem está começando eu indicaria o livro Base de Conhecimento em Teste de Software. O capítulo "2.1.2 Principais participantes no processo de desenvolvimento de software" fala um pouco sobre isso.

    Tem o artigo abaixo que coloca alguns detalhes também relacionado com a definição dos papéis e responsabilidades do time de teste:

    http://www.informit.com/articles/article.aspx?p=31196

    Espero que ajude ;-) !
    Qualquer coisa é só falar.

    Até+,
    Quezada

    ResponderExcluir