sexta-feira, 26 de junho de 2009

Perguntas e Respostas - Parte 3

E para “finalizar” a primeira série de Perguntas e Respostas, vamos tentar esclarecer a pergunta 3 e 4.

3) Ter um especialista em Qualidade de Software significa que o desenvolvedor não precisa desenvolver um projeto com tanta atenção ou cuidado?

Ter um time de teste de software trabalhando em conjunto com o time de desenvolvimento, não significa que os desenvolvedores não precisam ter atenção ou cuidado na hora de desenvolver o produto ou software, muito pelo contrário, o desenvolvedor deve ter sempre muita atenção no seu trabalho, afinal, o sucesso do projeto depende muito da sua contribuição. O desenvolvedor tem de pensar que existe um time de teste que está focado para garantir a qualidade do produto, e não desenvolver um produto com qualidade. A maior responsabilidade de construir um produto com qualidade é do time de desenvolvimento.

Bem, falar para o desenvolvedor ter atenção e cuidado é fácil, difícil é fazer. Já fui desenvolvedor um dia e sei como isso funciona. O mais importante é o desenvolvedor ter em mente o seguinte: quanto mais cuidado e atenção ele tiver na hora que estiver desenvolvendo um produto, menos defeito será introduzido, e com isso, menos retrabalho ele terá.

4) Em um projeto relativamente pequeno, é necessário o teste?

Se você deseja garantir a qualidade do seu projeto, seja ele, pequeno, médio ou grande, não terá alternativa a não ser TESTÁ-LO!!!

Se você não quer ter a imagem da sua empresa prejudicada junto ao cliente, então garanta a qualidade do produto que está sendo entregue, mesmo sendo um projeto pequeno e simples.

Vale lembrar que a quantidade e tipos de teste irão variar de acordo com o tamanho, complexidade e características do seu projeto.

Espero que tenham gostado! :-D

Até+,
Quezada

Nenhum comentário:

Postar um comentário