segunda-feira, 15 de junho de 2009

Perguntas e Respostas - Parte 1

Você deve estar perguntando... “Perguntas e Respostas?”... Eu achei que esse Quezada era maluco, mas agora está comprovado... Tanto nome melhor para colocar no título do post e ele coloca Perguntas e Respostas... :-P

Vamos parar de besteira e falar, ou melhor, escrever o que interessa. Vou escrever 3 novos post’s no formato de perguntas e respostas e a idéia e tentar responder algumas perguntas que ficam no “ar”. Para este primeiro post vou falar um pouco sobre as minhas atividades, que com certeza irão ajudar outras pessoas, e sobre as vantagens do teste e qualidade de software para a empresa e para o cliente. Então, vamos lá...

1) Como é o seu trabalho como Gerente de Teste de Software na AsGa Sistemas? Quais as vantagens do teste de qualidade de software para a empresa e para o cliente?

Muitas pessoas acham que o trabalho de um Gerente de Teste de Software está relacionado somente com as tarefas de teste de um projeto. Será que isso é verdade nos dias de hoje? Isso realmente era verdade há alguns anos atrás. Hoje em dia, um Gerente de Teste de Software deve cuidar não somente das tarefas ou atividades de teste de um projeto, ele deve ser uma das pessoas responsáveis pelo sucesso de um projeto, colaborando em todas as fases do projeto focando na qualidade do mesmo.

As principais atividades que estão sob a minha responsabilidade são:

  • Gerenciamento funcional e operacional da equipe de testes;
  • Planejamento e alocação de recursos e pessoas para novos projetos e produtos;
  • Elaboração de Proposta Técnica e Comercial para projetos de teste de software;
  • Definição da política de testes de software e acompanhamento a sua execução;
  • Participação em reuniões de projeto e acompanhamento;
  • Criação e atualização das metodologias, modelos, framework e processos de teste;
  • Avaliação do andamento e a eficácia do esforço de teste;
  • Supervisão da criação dos planos e casos de testes;
  • Responsável pela especificação da política e processo de teste em propostas técnicas para operadoras de Telecom (TIM, Oi, Claro, Vivo, Etc.), incluindo especificação de ambiente de teste;
  • Acompanhamento da correção dos erros encontrados;
  • Acompanhamento de falhas em campo para refinar os processos de testes;
  • Geração de indicadores de desempenho de teste;
  • Geração de indicadores de desempenho junto à área de operações.

Eu sempre digo que o dia-a-dia de trabalho das pessoas em uma empresa vai depender de como é o ambiente de trabalho desta empresa, podendo ser muito agradável e prazeroso, ou um tédio. Se o ambiente que você trabalha não é agradável, existe muita competição entre as áreas ou até mesmo dentro da sua própria área, conflito de interesses, etc., pode ter certeza que o seu desafio será muito maior. Trabalhar na AsGa Sistemas é muito prazeroso e agradável. Os profissionais que lá trabalham são extremamente comprometidos, estão sempre dispostos a ajudar com os desafios técnicos, propondo soluções simples, eficazes e eficientes, sempre pensando no que é melhor para o projeto e empresa. Os times de desenvolvimento e teste estão sempre se comunicando e focando nos objetivos e metas dos projetos.

A principal vantagem do teste de software para a empresa é a garantia da qualidade dos produtos, afinal, não basta ter um produto no mercado, é necessário ter um produto com qualidade, o que torna-o confiável e muito mais competitivo. Além disso, quando mais tarde o defeito for encontrado, mais caro ele será, o que resulta na famosa curva "Regra 10 Myers". Com isso, ambos (empresa e cliente) saem ganhando, pois o custo do projeto acaba sendo menor. A AsGa Sistemas está totalmente comprometida com a qualidade de seus produtos, e é por isso que temos um time de teste independente do time de desenvolvimento. Temos dois times principais em cada projeto, um focado no desenvolvimento dos produtos (time de desenvolvimento), e outro focado na qualidade (time de teste). Já a principal vantagem do teste de software para o cliente, é ter a garantia que o seu produto estará funcionando corretamente 24 horas x 7 dias. Além das vantagens citadas, vale a pena citar alguns produtos do processo de teste que agregam valor para a empresa:

  • Qualidade do processo;
  • Aumento da qualidade do produto;
  • Diminuição do retrabalho;
  • Maior produtividade;
  • Redução do tempo para atender o mercado;
  • Maior competitividade;
  • Maior precisão nas estimativas;
  • Acompanhamento da satisfação do cliente;
  • Promover a melhoria contínua da qualidade de produtoFormalização dos processos de teste.

A formalização dos processos de testes apresenta maiores ganhos nas seguintes situações:

  • Quanto mais inexperiente for a equipe;
  • Quanto mais complexo for o ambiente;
  • Quanto mais profissionais estejam envolvidos;
  • Quanto mais projetos simultâneos ocorrerem;
  • Quanto mais sua organização deseja crescer.

Essa primeira questão foi uma introdução para as próximas.

No próximo post irei responder a seguinte questão:

2) Quando o teste de software é aplicado? Existe um momento exato ou acontece durante todo o processo de desenvolvimento? Como funcionam os testes de software? Quais são as etapas?

Até+,
Quezada

4 comentários:

  1. Bem legal o depoimento!

    É interessante saber como é realidade em outras empresas, ela realmente pode variar muito de empresa para empresa.

    Aproveitando, uma curiosidade que tenho é se a qualidade do produto (tanto interna quanto externa) é negociável com os stakeholders?

    Abraços!

    Fabrício Ferrari de Campos

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  2. Otimo post!!!
    É bem legal termos a visão do que faz um GT no seu dia-a-dia!

    Pergunta: para o item "Acompanhamento de falhas em campo para refinar o processo de teste"
    Como tu seleciona o(s) bug(s) para acompanhar e torna-los uma lição aprendida?

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  3. Fala Fabrício, tudo beleza?

    Os Stakeholders sempre estão envolvidos no projeto e principalmente quando se fala em qualidade do produto. Em 70% dos projetos que já participei a qualidade do produto era negociável, ou seja, era feito uma análise de risco dos defeitos encontrados, e caso o defeito não seja crítico para o cliente (stakeholder envolvido na análise) até poderíamos colocar o sistema em produção com a aprovação dos stakeholders. Em outros casos não tinha conversa nem negociação, se existia um defeito, o sistema não entrava em produção.

    Eu particularmente gosto quando o cliente se envolve com o projeto, principalmente quando o assunto é qualidade do produto. Neste caso, sempre existe a possibilidade de negociação. :-)

    Vamos lá, quem aqui nunca fez uma análise de risco dos defeitos encontrados e chegou a conclusão que poderia colocar o sistema em produção?????? Atire a primeira pedra...

    Até+,
    Quezada

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  4. Olá Elias, tudo certo?

    Vou tentar responder a sua pergunta...

    Para você fazer o acompanhamento de falhas em campo para refinar o processo de teste, você terá que ter acesso aos defeitos encontrados em campo, ou seja, todos os defeitos encontrados em produção pelo cliente você deve ter acesso a eles.

    Quando você tiver todos os defeitos em "mãos" chega o momento de fazer a Análise de Defeitos Escapados (EDA - Escaped Defect Analysis). É neste momento que você irá fazer uma análise do porque esse defeito não foi pego pelo time de teste antes de entrar em produção. Algumas vezes
    chegamos a conclusão que o problema só seria encontrado em produção devido ao ambiente de teste, outras vezes não foi criado um caso de teste para cobrir aquele cenário onde o defeito foi encontrado, etc. Após a conclusão da análise, um plano de ação deve ser criado para endereçar o problema.

    Num futuro próximo tentarei colocar um post falando sobre EDA - Escaped Defect Analysis.

    Espero que tenha esclarecido um pouco!!

    Até+,
    Quezada

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